Sobre Mim
Nasci, cresci e vivo em Mogi das Cruzes/SP. Isso significa que falo puxando o R e quando preciso ir ao Centro digo que "vou pra Cidade".
Sou psicóloga (CRP 06/73685) graduada em 2004 pela Universidade de São Paulo (USP), quando o SUAS mal tinha nascido.
Atuo desde 2010 na Prefeitura do meu Município, onde aprendi a duras penas como colocar a Psicologia a serviço do público que passei a atender. Já estive no CREAS (PAEFI e MSE), no CRAS e desde 2018 estou na Vigilância Socioassistencial, onde realizo o Monitoramento e Avaliação dos serviços de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua do Município.
O contato sistemático com as equipes de trabalho destes serviços me despertou para a dificuldade que as psicólogas e psicólogos recém-formados têm para aprender a atuar na área da Assistência Social, seja por conta da dificuldade em acessar e aplicar toda a bagagem teórica e prática (através dos estágios) adquirida na graduação ao trabalho que precisa ser realizado no SUAS, seja devido a uma cultura organizacional, tanto do Poder Público quanto das Organizações da Sociedade Civil, que por vezes não considera as ações de educação permanente das trabalhadoras e trabalhadores uma ação de trabalho angular - ou seja, uma ação que irá impactar em todas as demais (atendimentos ao público, articulações com a rede, produção de documentos, etc.).
Com o De Repente SUAS, quero transmitir todos os conhecimentos e saberes que adquiri em minha trajetória profissional para meus colegas recém-chegados nessa área muitas vezes árida, dura e angustiante, mas também repleta de possibilidades para promover transformações - em pessoas, em famílias e na sociedade.
Sou também filha do Ica e da Gi (que me ensinaram a valorizar o conhecimento e a fazer a coisa certa custe o que custar), mãe do César, do Rui (os humanos), da Rebeca e da Sofia (as felinas), leitora voraz do que cair na frente e fã de pop e rock internacional dos anos 1980/90.
Para quem interessar, sou INTJ na Tipologia MTBI e do eneatipo 5 (introvertida, curiosa, observadora e estrategista).
Ah, e quando me convidar para uma capacitação devo informar que não como carne e nada que tentou fugir antes de ser morto.